Connect with us

Mato Grosso do Sul

MS oferece cursos técnicos gratuitos em áreas rurais com vagas em várias cidades; veja como se inscrever

O Senar-MS oferece cursos técnicos em áreas rurais, como agropecuária, fruticultura e florestas

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS) está com inscrições abertas para nove cursos técnicos gratuitos em diversas áreas rurais do estado. Ao todo, são 500 vagas em áreas como agropecuária, fruticultura e florestas.

Todavia, a novidade desta edição é o curso técnico em Segurança do Trabalho, que oferece 90 vagas em Campo Grande, Ivinhema e Maracaju. Os cursos, contudo, são presenciais ou semipresenciais, conforme a cidade e a área escolhida.

Cursos semipresenciais

  • Agronegócio: Anastácio, Campo Grande, Dourados e Maracaju
  • Agricultura: Chapadão do Sul, Coxim e Sidrolândia
  • Agropecuária: Coxim
  • Segurança do Trabalho: Campo Grande, Ivinhema e Maracaju
  • Fruticultura: Campo Grande
  • Florestas: Bataguassu
  • Zootecnia: Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Costa Rica e Três Lagoas

Cursos presenciais

  • Agropecuária: Campo Grande
  • Florestas: Campo Grande e Três Lagoas

Além dos cursos técnicos, há 20 vagas para a especialização em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes. Por outro lado, a formação é oferecida pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande.

As inscrições vão até o dia 24 de novembro de 2025 e devem ser feitas através deste link. Por outro lado, no site, também estão disponíveis os editais e a lista de polos participantes. Contudo, as aulas começam em 23 de fevereiro de 2026.

Sobre o Senar-MS

Por fim, confira, duas curiosidades sobre o Senar-MS

Ações sociais e educação no campo: além da formação profissional, o Senar-MS desenvolve programas sociais, como alfabetização de adultos, inclusão digital e cursos voltados para melhorar a qualidade de vida no meio rural, beneficiando famílias em comunidades de áreas remotas do estado.

Fomento ao turismo rural e empreendedorismo: o Senar-MS incentiva produtores a desenvolverem atividades de turismo rural e agro empreendimentos, ajudando a diversificar a renda no campo e promovendo o conhecimento da cultura e das tradições rurais de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Senar-MS/g1

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *